top of page

Brincadeiras Folclóricas

Brincadeiras Populares ou brincadeiras Folclóricas, são aquelas brincadeiras antigas e que são passadas de geração para geração mantendo suas regras básicas de origem. Muitas delas existem há séculos, e por vezes costumam ter variações ou sofrer modificações de acordo com a região do Brasil, porém os objetivos das brincadeiras são sempre os mesmos. A preservação destas brincadeiras é muito importante pra a preservação da história e do folclore do nosso país. 

AMARELINHA

• Brincadeiras folclóricas 
 

AMARELINHA

Brincam quantas crianças quiserem e cada uma tem sua pedra. Quando não disputam na fórmula de escolha gritam: - Primeira! (será a primeira a começar) Segunda! Quem falar em segundo lugar será a segunda, assim sucessivamente. Desenham-se no chão as quadras da amarelinha, começando com o céu, 123456789 e 10 e inferno.
1) joga se a pedra na 1ª quadra, não podendo pular nela. Vai com um pé só nas casas de uma quadra e com os dois pés no chão, na quarta e quinta casa, sétima e oitava, no céu e inferno.
2) Segunda etapa: Chutinho. Vai se chutando a pedra que foi jogada perto, antes da amarelinha, com um pé só - deve começar tudo desde a quadra 1. A pedra não pode bater na risca, se errar passa para outra criança até chegar sua vez novamente.
3) Na terceira etapa, joga-se sem pedra. Com os olhos vendados diz - queimou? As outras respondem: - Não. Assim casa por casa até sua vez. Também na terceira casa é com um pé só. E os dois pés na 4ª e 5ª casas.

4) Quarta etapa: tirar casa - de costas joga-se a pedra para traz, onde cair, essa Casa será excluída. Risca-se com giz a mesma, podendo pisar nela com os dois pés.

BOLINHA DE GUDE

Bolinha de gude: Bolinhas coloridas e feitas de vidro, são jogadas num triângulo feito no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário e tira-la de dentro do triângulo  para ganhar pontos ou a própria bola do colega.

CABO DE GUERRA

Você conhece uma expressão que diz: " A união faz a força"? Com esta brincadeira você e seus amigos vão testar quem tem mais força e mais união.Para brincar de "cabo-de-guerra", vocês precisarão de uma corda.Primeiro, escolham um espaço e tracem uma linha no chão para dividi-lo ao meio. As crianças devem ser separadas em dois times, sendo que cada time fica com um lado do espaço. Os participantes ficam em fila e todos seguram na corda. Posicionem a corda conforme o desenho ao lado.Alguém de fora dos grupos dá um sinal para começar a partida. Ele será também o juiz que fiscalizará o jogo de forças.
Os participantes devem puxar a corda, até que uma das equipes ultrapasse a linha no chão.Serão vencedores aqueles que puxarem toda a equipe adversária para o seu espaço.

MENINOS

MENINAS

Brincadeira onde duas equipes se dividiam com a mesma quantidade para cada lado, e faziam força, para tentar derrubar a equipe adversária. Em competições mais crescidas da brincadeira, isso é feito onde há lama no meio, como em trotes universitários.

 

AS MENINAS FORAM VENCEDORAS!  AH!  MAS TAMBÉM COM A PROFESSORA GRAÇA NÃO TEM PRA NINGUÉM  !

Corrida do Ovo

 

Você vai precisar de: colheres, ovos (pode ser batatas ou pedras), um giz e equilibro.

Como brincar: Desenhe no chão uma linha de partida e uma linha de chegada (lembre-se: é uma corrida). Cada pessoa coloca o cabo da colher na boca. É preciso equilibrar o ovo na colher e andar até a linha de chegada. Ganha quem chegar primeiro, sem derrubar e sem encostar na colher.

PULAR  CORDA

Como brincar: Ã‰ possível brincar sozinho, em dupla ou em grupo. Se estiver em dupla, amarre uma das pontas da corda em algum lugar, assim um participante pode bater para que o outro pule. Quando o grupo é maior, duas pessoas batem para que os demais brinquem. Alguns conseguem pular junto com outra pessoa ou com duas cordas ao mesmo tempo. Enquanto aguardam, os demais contam ou cantam as músicas com as instruções sobre como se deve pular. Ganha quem conseguir pular mais vezes com os pés juntos sem errar e sem pisar na corda.

 Existem várias músicas e técnicas para pular corda. Uma das canções bastante presentes no Brasil é "Um homem bateu em minha porta e eu abri / Senhoras e senhores: ponham a mão no chão! / Senhoras e senhores: pulem em um pé só! / Senhoras e senhores: deem uma rodadinha! / E vá pro olho da rua!" A cada frase, quem está pulando tem de fazer o que a música propõe e, ao final, deve sair da corda sem tropeçar.

Nos dias de hoje, as crianças passam boa parte do tempo em jogos eletrônicos de vídeo games e computadores e os brinquedos antigos e tradicionais são praticamente deixados de lado. E esse fato não é culpa das crianças ou dos pais. A vida moderna, corrida, que exige dos pais uma dupla jornada na maioria dos casos, e a violência que assola as ruas do país, contribuem para esse cenário. Então, tornou-se papel da escola ajudar no resgate da cultura dos brinquedos tradicionais.

bottom of page